Palestras

Temas das palestras

Sem saúde mental não há felicidade

"Sem saúde mental não há felicidade”

Existe uma grande confusão na mente de todos nós a respeito do que é mesmo felicidade! Os filósofos da Grécia antiga já se debruçavam sobre o tema. Seguimos até hoje tentando entender e buscar freneticamente a dita felicidade. O psiquiatra Nelio Tombini, escreveu o livro, “A arte de ser infeliz – desarmando armadilhas emocionais”, com o objetivo de apontar a competência humana para criar e cair em armadilhas emocionais e , desta forma, tornar a vida sofrida, limitada e infeliz. Segundo Dr Tombini, não haverá felicidade sem um grau razoável de saúde mental. Importante salientar que a pessoa pode não ter doença mental, mas não necessariamente terá boa saúde mental.

Pode parecer confuso? Este é o foco desta atividade, mostrar que a busca da felicidade é uma construção, contínua, repetitiva, que não pode ser confundida com êxitos ou fracassos do dia a dia. Logo, poder, riqueza, ostentação, vida sexual, acadêmica ou cultural exuberante, por si só não significam felicidade. Claro, que as histórias e experiências de cada um ajudam a trilhar caminhos da felicidade ou da infelicidade. De qualquer forma, Dr Tombini acredita e defende esta ideia, de que a construção da felicidade está mais conectada com os aspectos subjetivos da nossa PSIQUE, do que os benefícios decorrentes dos ganhos externos.

Estas atividades psicoeducativas podem ser realizadas em dois formados:

  1. Palestras com duração entre 1h e 1h30, reservando 30 minutos para interação com o público, através de perguntas.
  2. Workshops ou seminários com duração de 4h. Nesta atividade a participação é direta com os participantes que podem interagir com comentários e perguntas.

Como material didático, Dr Tombini usa pequenos vídeos, teatralização, edição reduzida de algum filme.

Fale Conosco

Receba novidades

Fale Conosco