Palestras

Temas das palestras

Como amenizar os conflitos entre os casais

“O que fazer quando as relações amorosas travam?”
“Por que os casais não conseguem sair dos impasses?”

As escolhas amorosas ou afetivas que fazemos para nos acasalarmos, são baseadas em desejos ou expectativas subjetivas ou inconscientes, logo com grandes possibilidades de ruírem diante da dura realidade do dia a dia. Alguns critérios palpáveis e importantes para muitas pessoas, são a aparência física, o desejo sexual e o desempenho sexual da dupla, além do nível socioeconômico, cultural, e, também a fé religiosa.

O que se percebe na experiência com atendimento de casais, que a escolha muitas vezes se dá em cima de idealização do outro, fantasias que o outro será um cuidador como a mãe/pai da infância. Com a eventual chegada dos filhos, muitos homens sentem-se preteridos e muitas mulheres usam os filhos para se preencherem afetivamente, afastando-se de seus companheiros.

Mesmo os filhos já adolescentes ou adultos, podem ser escolhidos para preencherem o papel idealizado de um dos cônjuges. Talvez, a maior causa de conflitos e afastamento conjugal, passe pela incapacidade dos parceiros conversarem de forma não acusatória e não colocar no outro a causa de toda infelicidade. Dentro de cenários de conflitos existe um grande risco, ou seja, D.R. intermináveis, onde há a projeção das ansiedades e frustações no colo do parceiro(a).

O objetivo desta palestra é trazer à tona estas áreas de atritos inconscientes que trazem conflitos, brigas e desgastes da relação. São sementes que o Dr Tombini pretende plantar para que os casais possam ter uma vida mais harmoniosa ou mesmo separarem-se de uma forma saudável.

Estas atividades psicoeducativas podem ser realizadas em dois formados:

  1. Palestras com duração entre 1h e 1h30, reservando 30 minutos para interação com o público, através de perguntas.
  2. Workshops ou seminários com duração de 4h. Nesta atividade a participação é direta com os participantes que podem interagir com comentários e perguntas.

Como material didático, Dr Tombini usa pequenos vídeos, teatralização, edição reduzida de algum filme.

Fale Conosco

Receba novidades

Fale Conosco